ASA
28.11.2019
ASA e UFRPE celebram Termo de Parceria de cooperação técnica e científica

Voltar


Por Rosa Sampaio- Asacom

Rosa Sampaio/Arquivo Asacom
 
A Articulação Semiárido Brasileiro , ASA, ao longo das suas ações, nesses 20 anos de atuação, fez da formação, pesquisa e das tecnologias aliadas para  a convivência e o desenvolvimento da região e  Semiárido. E nessa expectativa de ampliar o conhecimento e proporcionar a troca de saberes entre agricultores e agricultoras e pesquisadores e acadêmicos, a ASA e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) celebraram um Acordo de Cooperação Técnica e Científica, na última terça-feira (26), durante as comemorações dos 20 anos da ASA no Recife.
 
O Acordo pretende promover, incentivar e facilitar a cooperação e o intercâmbio das atividades de pesquisa, desenvolvimento e prestação de serviços técnicos de interesse comum entre as duas instituições. Uma dessas atividades apontadas por Alexandre Pires, um dos coordenadores executivos da ASA, é a formação de cerca de 450 pessoas para atuar como agentes de promoção do desenvolvimento dos Semiáridos brasileiro, centro-americano, em El Salvador e  Chaco argentino. “Fomos aprovado com o Edital do FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) para um projeto de sistematizações das experiências reconhecidas nos semiáridos desses três países: Brasil, El Salvador e Argentina, que iremos fazer junto às instituições dessas localidades. E essas sistematizações terão como resultado a formação modular , com atividades presenciais, de campo e a distância, de 450 agentes de extensão rural, nesses três países, e esta parceria com UFRPE é uma grande oportunidade de ter esse curso como um porcesso formal, com os aportes dos conhecimentos e experiências que a própria universidade já tem, inclusive para nos ajudar a montar a grade curricular desta formação”, explicou Alexandre.
 
O Acordo de Cooperação irá fortalecer tanto as ações da ASA como também as atividades da Universidade voltadas à extensão rural. Socorro Lima, pró-reitora de Ensino e Extensão da UFRPE destacou a importância desta parceira para a universidade pública e inclusiva, que tem o rural como foco de atuação. “ Para nós é importante a celebração desse acordo com a Articulação Semiárido Brasileiro, para o ensino, pesquisa e extensão, porque a gente vai unir as nossas experiências de formação, tradicional e alternativa, juntando com os saberes populares para proporcionar uma formação diferenciada aos agricultores e às agricultoras familiares”, concluiu.
 
Ainda de acordo com a pró-reitora, o Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a  ASA e a UFRPE proporcionará, também, parceiras em outros projetos de interesse comum no Semiárido, fazendo com que as trocas de conhecimentos da tradição popular e os da academia multipliquem as ações e fortaleçam o desenvolvimento da região e das pessoas do Semiárido como agentes e sujeitos de direitos.