Rádio ASA - Séries - Agricultoras e Agricultores Experimentadores

As agricultoras e os agricultores experimentadores compartilham suas experiências e saberes através das ondas radiofônicas nesta série. São histórias que apresentam resistência e criatividade para se adaptar e conviver com as características da região semiárida do país. 


DESTAQUE

História de Resistência

A adaptação às condições territoriais é uma das riquezas de saber das agricultoras e dos agricultores experimentadores. As grandes obras, por exemplo, geralmente expulsa comunidades populares, obrigando processos de readaptação a novas terras. Esta edição apresenta a experiência da Agrovila Nova Esperança, localizada no Sertão do Araripe, em Pernambuco, povoada por pessoas que foram obrigadas a mudar o local de moradia por conta da construção da barragem Algodões. Quem conta essa história para a gente é o agricultor experimentador Adão de Jesus. 

 

Clique aqui para baixar o programa

Ler mais


ProgramasFeed RSS

2017
Cultura no Semiárido - Reisado da Custaneira

No meio rural, as famílias agricultoras além de produzir os alimentos comemoram a fartura e cantam os lamentos e bonanças do sertão. Graças à ação de pessoas e comunidades a cultura no meio rural não se perdeu e ainda anima gerações. Para mostrar um pedacinho dessa riqueza convidamos o Arnaldo Lima, conhecido como Naldinho da Custaneira, para contar como se faz reisado na sua comunidade.

 

Clique aqui para baixar o programa

Ler mais


2017
Experimentação da Juventude Rural

A experimentação e descoberta de novas técnicas é algo que motiva e chama a atenção dos jovens rurais e contribui para que eles e elas permaneçam no campo e melhorarem a produção e qualidade de vida. Com oportunidades de conhecer novas técnicas e de estudar, a juventude rural tem orgulho de dizer que é agricultor e agricultora e ajuda na partilha de conhecimentos e na luta por direitos que melhorem seu dia a dia no campo.

 

Clique aqui para baixar o programa

Ler mais


2017
Empoderamento e autonomia das mulheres

Nas zonas rurais do semiárido brasileiro as mulheres têm transformado as próprias vidas. organizadas em grupos, as agricultoras estão ganhando mais espaço, autonomia e gerando renda. É essa a realidade das mulheres que fazem parte do Movimento das Artesãs e Agricultoras de Irapuá – o Grupo Moarti. o grupo foi criado no ano de 2006 e conta hoje com 15 mulheres.

 

Clique aqui para baixar o programa

Ler mais


2017
Cuidados com os animais - saiba como prevenir o gôgo das galinhas

A agricultora Priscila Coelho Gomes que mora na comunidade de canto alegre no município de Ouricuri (PE), ensina como prevenir que as galinhas tenham o gôgo. A doença é altamente contagiosa e causa perda de peso nos animais. 

 

Clique aqui para baixar o programa

Ler mais


Filtre as publicações

Isso facilitará a sua busca