Cultura
26.07.2016 MG
Do Vale do Jequitinhonha para o mundo

Voltar


Por Diêgo Alves e Joyce Viana Prates

No jogo, cada gota de água conquistada faz o jogador/a acumular pontos. | Arte: equipe idealizadora do game

Ações de convivência com o Semiárido da Cáritas Diocesana de Araçuaí e da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) inspiram estudantes da PUC-Minas a criarem jogo eletrônico educativo. "Sonho de Jequi" faz uma referência direta ao Vale do Jequitinhonha e suas características climáticas, marcadas pela baixa precipitação e irregularidade das chuvas.

As tecnologias de aproveitamento e captação da água das chuvas são condições que favorecem e permitem a convivência e a permanência do povo sertanejo no campo. É isso que o game retrata. Jequi, para ajudar a família, enfrenta alguns obstáculos, e a cada gota de água conquistada acumula pontos de modo a permitir que o jogador mude de fases. O jogo, inclusive, está levando a equipe desenvolvedora para Seattle, nos Estados Unidos, para uma competição mundial de projetos que promovam mudanças globais, o ImagineCup.

Por trás da diversão está a solidariedade. O jogador que se sentir sensibilizado poderá doar valores para que a Cáritas Diocesana de Araçuaí possa expandir suas ações, garantindo assim que todas as famílias do campo tenham acesso à água para consumo humano, um direito universal. Em contato por e-mail, Ramon Coelho, um dos idealizadores do game, conversou com a Comunicação Popular da Cáritas e da ASA sobre o processo criativo do jogo.

Comunicação: Como surgiu a ideia de criar o jogo?
Ramon Coelho: A ideia surgiu ainda na graduação de Jogos Digitais da PUC- Minas, em que todo semestre temos de produzir um jogo digital. Então apresentei como proposta de tema o Vale do Jequitinhonha, com toda sua beleza cultural e sensibilizei a equipe quanto ao desafio. Com o tempo, percebemos que muitos outros assuntos deveriam ser levados em conta como atender a questões de cidadania através do game.  Por eu ser do Vale do Jequitinhonha e trazer minhas raízes sempre com muito orgulho, acabou que nas reuniões que chamamos de “game designer” em que todos da equipe apresentam suas ideias, eu trouxe a causa como proposta e a equipe gostou do desafio e novação que estava diante de nós.

Comunicação: Qual foi o processo de criação do jogo?
Ramon: O processo seguiu o seguinte fluxo de criação: Primeiro a decisão do que e como seria o projeto, a reunião de game designer. Depois muita pesquisa bibliográfica de referências do Vale. O processo artístico foi pintura aquarela feita manualmente e baseada no artesanato do Vale do Jequitinhonha para depois ser digitalizado e passado para o 3D. Em seguida, os artistas fizeram as animações. Eu programei o jogo junto e acrescentei os ruídos e músicas que fechamos parceria com Rubinho do Vale, Cláudia Duarte, Eugênio Gomes e Juraildes da Cruz.

Comunicação: Quais competições o jogo participou?
Ramon: Sonho de Jequi participou do Microsoft Imagine Cup 2016 e inicialmente venceu a categoria de melhor game nacional e depois foi eleito campeão nacional ficando a frente nas categorias de inovação e cidadania também.

Comunicação: Qual a sensação de participar de uma competição internacional?
Ramon: Agora representamos nosso país em uma das maiores competição de tecnologia do mundo promovida pela gigante Microsoft. A equipe está honrada e trabalhando dia e noite para, muito mais que trazer o título mundial, encantar o mundo inteiro com o Vale do Jequitinhonha.

Comunicação: Qual o diferencial do game Sonho de Jequi?
Ramon: Mais que um jogo digital com apenas a finalidade de divertir, o game oportuniza ao jogador conhecer um pouco das riquezas do nosso Vale do Jequitinhonha, tanto a arte visual através do artesanato como a musical. De acordo com a Microsoft, o que torna este projeto único, é levar o Virtual para a Realidade, em que o objetivo do jogo é mudar a vida das pessoas que lidam com os períodos de seca na região do Vale através de doações para construção de cisternas de água junto a Cáritas Diocesana de Araçuaí.

Para maiores detalhes sobre o jogo, basta visitar os links: http://towerupstudios.com/jequi/ e https://www.facebook.com/sonhodejequi/