Juventude
15.06.2016 PB
Encontro reunirá 150 jovens rurais do Polo da Borborema em Campina Grande nesta sexta (17)

Voltar


Por Aurea Olímpia - Comunicadora popular da ASA

Comissão de Jovens do Polo da Borborema realizará encontro dias 17, 18 e 19 de junho, em Campina Grande.| Foto: Arquivo ASA-PB

A Comissão de Jovens do Polo da Borborema, uma articulação de 14 sindicatos rurais da região da Borborema, realizará nos dias 17, 18 e 19 de junho, no Hotel Fazenda Day Camp, no Sítio Lucas em Campina Grande-PB, o “I Encontrão da Juventude Camponesa”. O evento tem como objetivos fortalecer a rede de jovens agricultores-experimentadores da região, incentivar a experimentação e a auto-organização da juventude camponesa e ainda fortalecer a identidade dos jovens do campo. A comissão de jovens é formada por filhos e filhas de famílias agricultoras integrantes da dinâmica de trabalho do Polo da Borborema, que há 20 anos atua na região com a assessoria da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia.

 

Estarão presentes mais de 150 jovens dos 14 municípios onde o Polo da Borborema atua. A programação terá início às 14h da sexta-feira, dia 17, com uma mística sobre o tema: “Valorização do Jovem na Agricultura Familiar e de seu conhecimento”. Em seguida haverá a mesa constituída integralmente pelos jovens, intitulada “Juventude do Polo da Borborema”. Na ocasião, serão apresentados os principais resultados do Diagnóstico da Juventude Rural, organizados em três grandes temas: educação formal, acesso a recursos naturais (terra, água, sementes) e os aspectos culturais que determinam a vida desses jovens. O diagnóstico participativo vem sendo realizado desde 2015 e é uma ação que pretende apontar quais os desafios e estratégias da juventude rural da Borborema no tocante às questões como sucessão rural, educação no campo, geração de renda, violência entre outras.

Na noite do primeiro dia, a partir das 20h, haverá três oficinas culturais: Quadrilha junina do Polo, Musicalidade e Cinema. O segundo dia de evento, sábado, será dedicado às oficinas temáticas simultâneas: 1: Apicultura e meliponicultura; 2: Manejo alimentar dos animais – fenação; 3: Produção de calda e biofertilizante e 4: Sistema simplificado de irrigação. E no terceiro dia do encontro, será realizada uma mesa de debate sobre o Papel da Mídia na Conjuntura atual. Em seguida, serão levantados os aprendizados do evento e os encaminhamentos para a Comissão. A programação ainda reserva alguns momentos culturais e recreativos para os jovens com direito a uso da piscina, festa junina e campeonato de futebol.

O Encontro é um momento preparatório para dois grandes eventos: a “I Feira Agroecológica e Cultural da Juventude Camponesa”, agendada para o dia 30 de junho, em Massaranduba, e a “I Marcha da Juventude Camponesa na Luta pela Agroecologia”, que acontecerá no município de Remígio, no dia 28 de julho, e reunirá cerca de mil jovens nas ruas. O II Encontrão da Juventude do Polo da Borborema está marcado para acontecer entre os dias 15 e 17 de julho.
 
 
Programação
Dia 17 de junho – sexta-feira à tarde
13h - Credenciamento
14h - Abertura, construção de acordos e apresentação da programação
16h - Plenária – Mesa da Juventude do Polo da Borborema
17h - Debate
18h - Encaminhamentos das Oficinas Temáticas
19h - Jantar
20h - Oficinas Culturais (Quadrilha junina do Polo, Musicalidade, Cinema)
22h - Encerramento das oficinas
 
Dia 18 de junho – sábado dia todo
8h10 – Abertura
9h - Divisão dos participantes para as oficinas temáticas
9h10 às 12h – Oficinas Temáticas: 1: Apicultura e meliponicultura; 2: Manejo alimentar dos animais – fenação; 3: Produção de calda e biofertilizante e 4: Sistema simplificado de irrigação.
12h – Almoço
13h às 15h – Momento de lazer
15h - Lanche
15h10 - Continuação das oficinas
16h - Plenária
17h10 - Campeonato de futebol
18h - Encerramento
19h - Jantar
20h - Noite Cultural
 
Dia 19 de junho – domingo manhã
7h10 – Campeonato de futebol
8h10 – Café da manhã
9h – Relaxamento
10h - Painel: Comunicação, papel da mídia e conjuntura.
11h - Mística da partilha - Memória do Evento
11h10 - Encaminhamentos
- Marcha da Juventude Camponesa na Luta pela Agroecologia - Remígio
- I Feira Agroecológica e Cultural da Juventude Camponesa – Massaranduba
12h – Encerramento e Almoço