Agricultura Familiar
24.05.2016 PB
Articulação do Semiárido Paraibano realiza Encontro Estadual de Agricultores e Agricultoras-Experimentadores em Boqueirão-PB

Voltar


Por Áurea Olímpia - Comunicadora popular da ASA

Foto: ASA Paraíba

Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências de convivência com o Semiárido de agricultor (a) para agricultor (a), a Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba) realiza, nos dias 24 e 25 de maio, terça e quarta-feira, o Encontro Estadual de Agricultoras e Agricultores-Experimentadores da Paraíba. Com o tema Guardiões da biodiversidade cultivando vidas e resistência no Semiárido, o encontro acontecerá no Sítio Bento, a 11km do município de Boqueirão-PB e vai reunir um público de cerca de 100 agricultores e agricultoras envolvidos nas dinâmicas de experimentação, ou seja, aqueles que vêm desenvolvendo práticas técnicas e sociais de convivência com o Semiárido, além de técnicos e lideranças da ASA Paraíba.

O encontro busca valorizar e fortalecer o protagonismo das agricultoras e agricultores na produção e disseminação de conhecimentos e experiências para a convivência com o semiárido com destaque para seu papel histórico de guardião da biodiversidade e dos conhecimentos associados. A programação do evento começa na noite do dia 24 de maio, com a chegada e o credenciamento dos participantes, além de uma atividade no centro da cidade de Boqueirão. O encontro contará com mesas de diálogo, análises de conjuntura e oficinas para estimular o debate, nas quais serão apresentadas de duas a três experiências de um dos sete territórios onde a ASA Paraíba está organizada.
 
O evento acontece em preparação ao Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, que se realizará em Aracaju, Sergipe, entre os dias 06 a 09 de junho, organizado pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). A ASA Paraíba é uma articulação de cerca de 300 organizações sociais que trabalham pelo fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no estado. Ela, por sua vez, faz parte da ASA Brasil, que está presente em 10 estados da região Semiárida brasileira.
 
Programação:
 
24/05, terça-feira
 
18h10 - Chegada dos participantes na cidade de Boqueirão. Inscrições e jantar.
Noite da poesia na Praça da cidade para apreciar a lua cheia;
Panfletagem sobre o golpe
 
25/05, quarta-feira
 
4h10 – Saída para a comunidade

5h - Mística de abertura com Alvorada das Sementes da Paixão; Plantio e troca de sementes

8h - Plenária dos /das Agricultoras e agricultores experimentadores

8h10 - Grupos Temáticos
1.    Sementes: gestão coletiva de bancos de sementes comunitários.
2.    Quintais produtivos e auto-organização das mulheres;
3.    Os criatórios no semiárido.
4.    Água: estratégias de estocagem e produção de alimentos no Semiárido.
5.    Fundos Rotativos Solidários
6.    Juventude Camponesa;
7.    Acesso aos Mercados;

11h - Plenária: Quais as principais lições que tiramos do conjunto das experiências apresentadas?

12h – Almoço

13h - Debates:

Contextualizando as conquistas do semiárido;
A conjuntura e as ameaças para o projeto de convivência com o semiárido;

15h - Mística de Encerramento:
I – Refletir o que eu levo para fortalecer a Rede de AE meu território;
II – O que a PB leva para o Encontro Nacional de Agricultores/as Experimentadores.