Acesso à Água
11.03.2016 MG
Retomada do P1MC é motivo de alegria para famílias rurais do Vale do Jequitinhonha

Voltar


Por Fabiana Eugênio - Comunicadora popular da ASA

P1MC retoma ações no Vale do Jequitinhonha

Após alguns meses de paralização, o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) recomeçou suas ações no Vale do Jequitinhonha em janeiro de 2016. Nos municípios de Novo Cruzeiro e Francisco Badaró, 700 famílias rurais conquistarão sua cisterna de captação e armazenamento de água da chuva para uso doméstico, o que tem sido motivo de comemoração nas comunidades.

O programa é implementado através da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e conta com recursos do Governo Federal. O Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV) é uma das Unidades Gestoras no Vale do Jequitinhonha (MG), e fará a gestão do programa no município de Novo Cruzeiro, onde serão construídas 450 cisternas e em Francisco Badaró, que será beneficiado com outras 250.

A lista das pessoas aptas a receberem a cisterna foi enviada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e combate à Fome (MDS), mas é a Comissão Executiva Municipal, composta pelas organizações locais em cada município, que indica quais comunidades têm mais urgência no atendimento. Em cada comunidade selecionada é realizada uma reunião com os moradores. Para seleção são analisados outros critérios, como famílias que têm renda per capta de meio salário mínimo, que são inscritas no CADUNICO, onde as mulheres são chefes de família, possuem crianças de 0 a 6 anos, idosos, deficientes, entre outros.

Nestes municípios, além da cisterna, cada família participará de uma capacitação em Gestão dos Recursos Hídricos (GRH), quando são trabalhadas questões ambientais e repassadas informações sobre o cuidado com a água e com a cisterna. As famílias também recebem contribuições para escavação do local da construção, para alimentar o pedreiro (a) e contratar um (a) ajudante para a obra.
 
Participação e comemoração

Nos dias 14 e 15 de janeiro aconteceu em Francisco Badaró a capacitação das comissões municipais, onde contou com 20 participantes dos dois municípios, dentre eles, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, lideranças comunitárias, da Prefeitura Municipal e ainda a assessoria da Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido (AP1MC). O CAV também realizou em janeiro um momento de formação com os pedreiros antes de iniciar as construções. Ao todo foram 31 pedreiros de vários municípios que participaram das discussões sobre a qualidade da cisterna e do seu papel no processo de orientação das famílias. Entre os meses de janeiro e fevereiro também aconteceram capacitações em GRH, quando cerca de 100 beneficiários participaram com muito entusiasmo dos eventos.
   
Mas a grande alegria da família é ver a sua cisterna de 16 mil litros construída no quintal da casa, pronta para esperar as chuvas. Em Francisco Badaró isso já é realidade. Até o final de fevereiro, 50 cisternas foram concluídas e os beneficiários demonstram uma enorme satisfação. O animador comunitário que atua em Francisco Badaró, Gilson Esteves, relata: “As famílias estão tão felizes que para cada cisterna que fica pronta é uma caixa de foguete que se estoura na comunidade”. Em breve os moradores de Novo Cruzeiro também terão sua cisterna, pois as construções no município iniciarão em março.

O programa também prevê a realização de uma capacitação de pedreiros e pedreiras prevista para o mês de abril e um encontro microrregional em julho.

O recurso para realizar as ações é liberado em etapas e até o momento foi autorizada a construção de aproximadamente 230 cisternas.  A previsão é que até agosto as ações sejam concluídas.