P1+2
22.08.2007
Construções das primeiras barragens subterrâneas começam em setembro
Construções das primeiras barragens subterrâneas começam em setembro

Voltar


Por Por Thiago Leão - Estagiário de Comunicação - P1+2

As famílias agricultoras do sertão sergipano em breve poderão conferir com os próprios olhos os resultados do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). É que as obras das primeiras barragens subterrâneas + um dos modelos de tecnologia social aplicada no Programa + terão início no mês de setembro. As barragens visam à captação e armazenamento da água da chuva para produção de alimentos no período de estiagem.

Os locais para a construção de três barragens, das cinco previstas para essa fase demonstrativa do P1+2, já foram definidos. Duas serão construídas em Santa Rosa, no município de Poço Redondo,  e uma em Lagoa do Tubi, na cidade de Gararu. O clima é de expectativa para o início dos trabalhos.


As famílias das demais localidades que estão sendo contempladas com o Programa, Bela Vista e Lagoa da Volta, esperam apenas que sejam identificadas as condições mais adequadas do solo para a construção das outras duas barragens. Até lá, continuam os trabalhos de sondagem pela área mais propícia para atender a comunidade. Ao todo, 50 famílias sergipanas serão beneficiadas pelas ações do P1+2.


Retrospectiva - Durante os meses de junho e julho, a equipe da Cáritas da Diocese de Estância, Unidade Gestora Estadual do P1+2, promoveu encontros comunitários com os produtores e produtoras dos povoados de Lagoa da Volta, Lagoa do Tubi, Bela Vista e Santa Rosa. Nesses encontros, as famílias ficaram conhecendo o Programa e foram mobilizadas a fazer parte do processo.