Dia Mundial da Água
18.03.2019 PI
Entidades da Sociedade Civil realizam Ato Público em Piripiri no Dia Mundial da Água
O evento quer chamar a atenção dos gestores públicos e da população em geral para a garantia e sustentabilidade dos recursos hídricos do Estado

Voltar


Por comunicação FPCSA

O evento acontece na cidade de Piripiri

As entidades que formam o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri estão se mobilizando para realizar um Ato Público em alusão ao Dia Mundial da Água, que é celebrado dia 22 de março. O evento acontecerá na próxima sexta-feira (22), com concentração às 7h da manhã na rotatória próximo ao açude Caldeirão, em Piripiri. Lá será servido um café da manhã compartilhado e em seguida haverá uma passeata até a parede do açude, onde culminará o ato público.

O evento quer chamar a atenção dos gestores públicos e da população em geral para a garantia e sustentabilidade dos recursos hídricos do Estado. Esse será o tema principal do evento, que visa discutir problemas como a contaminação das águas por agrotóxicos, direito à água para todos/as, as fragilidades e qualidades das barragens do Piauí, o descaso com o açude Joana em Pedro II, o laudo de seguridade da barragem Caldeirão, entre outros.

Todos os anos, no Dia Mundial da Água, as entidades do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido realizam atos denunciando e chamando atenção para os problemas ligados aos recursos hídricos do Piauí. Esse ano, a região norte foi escolhida. A ideia é que durante o ato seja lido e aprovado um documento denunciando os problemas ligados a situação hídrica da região e do Estado. Na ocasião, a ideia é colher as assinaturas dos presentes para anexá-las ao documento, que será entregue por uma comissão do FPCSA ao Governador Wellington Dias (PT).

confira o spot de divulgação do evento

Dia Mundial da Água – 22 de Março

Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Para isso, todos os anos, o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.

A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia. A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.

Sobre o Fórum

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) é uma articulação de organizações da sociedade civil, que atua em prol do desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semiárido brasileiro. As entidades trabalham para uma mudança de concepção do Semiárido como região impossível de se viver e também do falso “combate à seca”, causador da dependência e passividade política. Uma mudança para a “convivência” com as condições climáticas locais, respeitando o ecossistema, visando o desenvolvimento sustentável da região através da cidadania.