Planejamento
15.02.2019 PI
Entidades que compõem o Fórum piauiense avaliam ações e planejam estratégias para 2019

Voltar


Por Neto Santos e Hana Raquel Leal - comunicadores populares do FPCSA

Organizações do FPCSA planejam aões para este ano | Foto: Neto Santos

Aconteceu nos dias 07 e 08 de fevereiro na sede da Obra Kolping, em Teresina, o Encontro Estadual de Avaliação e Planejamento do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA - com a participação de 12 da 20 organizações integrantes do coletivo. A programação do evento contou também com uma palestra de análise da conjuntura política atual no País, que foi ministrada pelo Sociólogo e membro da Cáritas Regional do Piauí, Carlos Humberto Campos. A metodologia do encontro contemplou quatro momentos de fortalecimento dos trabalhos do Fórum: momentos de análise, avaliação, debate e ação.

Uma outra prática de fortalecimento do Fórum em encontros dessa natureza é a composição de participantes durante o evento, onde contempla o/a agricultor/a, o técnico/a, a representação legal das organizações, além da equipe de comunicação. Segundo a coordenação do FPCSA esta metodologia promove um rico debate de ideias e consequentemente enriquece a execução do planejamento.

Ainda no dia 07, na parte da tarde a programação reservou um espaço para os/as agricultores/as, Antônia Maria do município de Pedro II, Airton José do município de Massapé e a agricultora Adriele Dantas de Pimenteiras para que eles apresentassem suas análises e aprendizagens adquiridos durante os intercâmbios realizados na América Central, (Guatemala e El Salvador) e África, (Senegal). Os três agricultores /as do Piauí participaram dos intercâmbios promovidos pela FAO através da Articulação Semiárido Brasileiro – ASA - realizado no segundo semestre de 2018. Para Antônia Maria estes espaços motivam as agricultoras a partilharem novas realidades e aprendizagens.

“Eu tive a oportunidade de conhecer grandes experiências lá, (Guatemala), e que hoje estou executando na minha comunidade. Espero poder transmitir essas informações em outros espaços como este que me deram aqui, espero também pode incentivar minha comunidade, por isso achei muito bom partilhar o que vi”, disse a agricultora.

No campo da avaliação, os participantes analisaram como grandes os desafios encontrados durante o ano, como o período eleitoral, a redução na execução dos projetos de convivência com o Semiárido, entre outros. Porém, relataram também que passos importantes foram dados, como a participação ativa do Fórum na Romaria da Terra e da Água, que aconteceu em junho de 2018, em Paulistana; a realização dos encontros microrregionais de Sementes da Fartura, a realização das reuniões mensais do Fórum, a oficina de comunicação em Pedro II, além de outros eventos considerados estratégicos.

Para o ano de 2019, o FPCSA entendeu que as quatro linhas de prioridades - Gestão e Organização do Fórum, Comunicação Popular como Direito, Desenvolvimento Sustentável e Luta por Terra e Água nos Territórios - permanecerão como bandeiras de luta do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido.

Segundo João Evangelista coordenador do FPCSA o evento promoveu um rico debate.- “Foi um encontro proveitoso porque vimos o quanto o ano de 2018 foi difícil devido o período eleitoral, limitando nosso plano de ação. Mas foi também foi um ano de gestão muito positivo porque conseguimos formatar dentro da dinâmica de associar novas entidades do Piauí dentro da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil”. Disse o Coordenador.

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, também conhecido como ASA Piauí, é formado por 20 organizações com atuação em todo o Estado do Piauí no campo das ações de convivência com o Semiárido.