Programa Ecoforte
09.01.2019
Projetos da região Nordeste vão receber recursos do edital Ecoforte Redes
Seleção pública irá atender sete mil pessoas das cinco regiões brasileiras

Voltar


Por Assessoria de Comunicação da Fundação Banco do Brasil

Entidades dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí foram habilitadas para receber investimentos sociais do edital Ecoforte Redes – etapa 2. A seleção conta com recurso no valor de R$ 25 milhões do Fundo Social e do Fundo Amazônia, administrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
 
As entidades contempladas foram escolhidas nas seleções públicas 2017/030 e 2017/031, que tem como o objetivo apoiar projetos territoriais de redes de agroecologia, extrativismo e produção orgânica, voltados à intensificação das práticas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade e de sistemas produtivos orgânicos e de base agroecológica. Os projetos vão atender cerca de 7 mil pessoas diretamente.
 
No edital 2017/030, que é voltado para atender propostas novas de redes de agroecologia ou à consolidação das atendidas pelo certame de 2014, foram habilitadas 21 entidades.
 
Enquanto o regulamento 2017/031, uma chamada direta para melhoria de organizações de agroecologia conveniadas pelo edital de 2014, vai atender sete entidades.
 
 
Programa Ecoforte - Criado em 2013, o Ecoforte possibilitou a integração das organizações participantes, com ampliação da participação de agricultores familiares no processo de transição agroecológica, inserção produtiva de jovens e mulheres, melhoria da capacidade de produção, articulação e realização de negócios solidários nas próprias redes.