Agroecologia
23.10.2018 AL
Jovens alagoanos participam de oficina de comunicação e agroecologia

Voltar


Por Tamyris Farias – comunicadora da Cáritas Palmeira dos Índios

Oficina pedagroeco em Alagoas | Foto: Tamyris Farias

Nos últimos dias 19, 20 e 21 jovens camponeses/as de Alagoas vivenciaram a oficina do projeto Projeto Metodologia de Produção Pedagógica de Materiais Multimídias com Enfoque Agroecológico para a Agricultura Familiar (Pedagroeco). O evento foi realizado na sede da Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA) no município de Igací.  

O objetivo do Pedagroeco é fortalecer redes sócio-técnicas do Nordeste que atuam no campo da agroecologia e na recuperação da agrobiodiversidade, considerando a participação da juventude rural e fazendo uso da produção multimídia para compartilhar conhecimentos e valorizar os contextos socioeconômicos locais. A ação pretende estimular o protagonismo juvenil no campo e a divulgação das experiências agroecológicas em rede nos estados de Sergipe, Alagoas, Piauí, Paraíba e Bahia.

Em Alagoas o projeto que é financiado pela Embrapa com parceria da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), conta com o apoio da Rede Mutum, Coletivo de Comunicação Macambira e Associação de Agricultores Alternativos do Agreste Alagoano – AAGRA.

A ideia é que os/as comunicadores/educadores desenvolvam até o dia 07 de dezembro, em três comunidades, o diagnóstico rápido participativo, com a seguinte metodologia: leitura da paisagem; entrevistas históricas; reunião comunitária para apresentação dos resultados; elaboração de um projeto de intervenção e a produção da peça de comunicação para divulgação em todas as redes sociais.

Durante o evento, frisou-se a importância de ressaltar as histórias das comunidades, ouvindo principalmente os moradores mais antigos, avôs e avós. O intuito é sistematizar histórias hoje, para que no amanhã elas sejam lembradas.