ASA
17.10.2018
Calar a sociedade civil é prática recorrente em regimes autoritários
Nota de repúdio à declaração de Bolsonaro sobre ativismo no Brasil

Voltar


O ativismo no Brasil tem sido fundamental para a melhoria das condições de vida no país e conquista de direitos

Mais de 1,3 mil organizações da sociedade civil brasileira, entre eles a rede ASA, repudiam a declaração de Bolsonaro de que deseja acabar com a atuação das organizações da sociedade civil. A declaração foi dada pela internet, no dia 7 de outubro, logo após a confirmação de que o candidato enfrentaria o segundo turno.

A nota destaca as conquistas sociais e individuais alcançadas pelo Brasil por meio do trabalho ativista de tantas entidades, a exemplo de "leis como a do combate ao racismo e de enfrentamento à violência contra as mulheres; políticas públicas como o seguro desemprego e o financiamento estudantil; programas de combate ao desmatamento e de proteção dos animais; a Lei antifumo e a Lei da Ficha Limpa, que nasceu da iniciativa da sociedade civil para combater a corrupção nas mais diferentes esferas no país."

"Neste contexto, a declaração do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) de que irá “botar um ponto final em todos os ativismos no Brasil” é de extrema gravidade. Ela é mais uma ameaça propagada por esta candidatura à nossa democracia.", ressalta a nota que frisa mais a frente:

"Mais do que nunca, o Brasil precisa de um governo aberto ao diálogo, que se proponha a conduzir a nação junto dos mais diferentes setores, respeitando a diversidade de opiniões e ideias sobre as propostas e rumos para o país. Em breve, a população voltará às urnas para eleger quem será o Presidente da República nos próximos quatro anos. Que o desprezo pelos movimentos sociais e entidades da sociedade civil manifestado nessa declaração seja considerado por todos e todas na hora de decidir seu voto."

Para ler a Nota de Repúdio na íntegra, cilque aqui.