ASA
21.09.2018 BA
Redes e fóruns da agricultura familiar realizam Seminário de Formação Política e Eleições 2018 em Jacobina

Voltar


Por Luna Layse Almeida e Júlia Guedes – Comunicação COFASPI

O Seminário de Jacobina é um dos 15 que acontecem em todo o estado

Movimentos e militantes sociais do Semiárido resistem em luta pela retomada e avanço de direitos conquistados pelos povos, para garantir a vida digna no campo e na cidade, em meio à conjuntura política de retrocessos sociais no Brasil. Para fortalecer esses processos de resistência, a Articulação do Semiárido (ASA Bahia), o Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF) e Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA) têm realizado formações políticas. Dentre elas, o Seminário de Formação Política e Eleições 2018 que reúne lideranças comunitárias, agricultoras/es e representantes da sociedade civil, que estão acontecendo em 15 territórios baianos. Para estes momentos, são convidadas/os candidatas e candidatos ao pleito eleitoral de 2018 com pautas semelhantes às destas organizações, que buscam fortalecer projetos de sociedade pelo bem viver, pela democracia e justiça social.

Em Jacobina, na região norte do estado, o debate será realizado na manhã de sábado (22), com apoio da COFASPI. A mesa de abertura do seminário, que será realizado no Sindicato dos Bancários, inicia às 8h10min. Em seguida, compõem a mesa o Coordenador da ASA Bahia, Naidison Baptista, a candidata à deputada federal Elisângela Araújo e o candidato a deputado estadual Marcelino Galo. O intuito é dialogar sobre os temas Convivência com o Semiárido, políticas públicas da agricultura familiar e agroecologia. Além disso, refletir sobre a atual conjuntura política do Brasil e o posicionamento político das organizações e movimentos sociais nas eleições 2018.

Outro propósito do Seminário é denunciar políticos e grupos que estão compactuando com os retrocessos sociais e a retirada de direitos conquistados pelos povos, como também fazer anúncios de luta por uma sociedade democrática. Desta maneira, estão sendo criados espaços de conscientização que devem ser multiplicados em outros momentos e lugares pelas lideranças comunitárias e militantes de movimentos sociais. A proposta é replicar essas atividades de formação política em outros espaços sociais com o intuito de mobilizar e organizar as bases comunitárias.