Greve de Fome
14.08.2018
Comitiva formada por Nobel da Paz, Adolfo Perez, tem audiência nesta terça-feira (14) com a ministra do STF Cármem Lúcia
A ASA participará da audiência e vai pautar o documento que foi entregue aos 11 ministros na semana passada denunciando a volta da Fome no País.

Voltar


Por Gleiceani Nogueira - ASACom

Audiência no STF vai discutir a volta da fome e a defesa da democracia | Foto: Site do STF

Na tarde desta terça-feira (14), a ministra e presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármem Lúcia, recebe uma comitiva em defesa dos sete grevistas que hoje completam 15 dias em greve de fome. Os manifestantes protestam contra a volta da fome no país, contra a perda de direitos sociais e pela liberdade do ex-presidente Lula, bem como seu direito de ser candidato.

A comitiva será composta pelo argentino Nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel, João Pedro Stédile, da direção nacional do MST, Cristina Nascimento, representante da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), além de alguns grevistas. Com a saúde bastante debilitada, não será possível que todo o grupo esteja presente.

Há uma semana, a Caravana Semiárido Contra a Fome esteve em Brasília pautando o tema da volta da fome no País. A programação incluiu uma visita em solidariedade aos grevistas, audiência com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na Câmara dos Deputados e audiência com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Essa audiência de hoje é uma audiência que se fortalece na unidade desses movimentos. A Caravana é um movimento que tá entrelaçado com a Greve de Fome, que tá hoje entrelaçada com a Marcha [Lula Livre] dos companheiros que hoje chegam a Brasília. Então essa movimentação toda tem um objetivo maior que é a democracia porque só com um governo democrático popular iremos reconstruir ou retomar os processos de saída do Brasil novamente do Mapa da Fome e consolidar as estratégias de vida para que nenhuma família possa mais retomar a esse lugar de fome e de miséria no país”, afirma Cristina.

Ela também destaca que a audiência será uma oportunidade de cobrar da ministra um parecer do documento que a ASA e a Contag, em nome da Caravana, protocolaram no gabinete dos 11 ministros no dia 07 de agosto. “Dentre outras coisas, o documento coloca a necessidade do Supremo julgar a inconstitucionalidade da Emenda Constitucional 95 que é do congelamento dos gastos públicos e também ter um olhar para a sociedade civil na perspectiva que a gente tá provocando o Judiciário porque entendemos que o papel dele é zelar pela Constituição Federal”.

Marcha Lula Livre – Milhares de camponeses/as e representantes de organizações e movimentos sociais de todas as regiões do País participam nesta quarta-feira (15) de uma grande manifestação na capital federal pela liberdade do ex-presidente Lula e seu direito de ser candidato à Presidência da República. A Mobilização é organizada pelo MST e pela Via Campesina. Os marchantes iniciaram o percurso no dia 10 de agosto e chegam hoje a Brasília.