Acesso à Terra
12.07.2018 PI
14ª Romaria da Terra e da Água do Piauí deve reunir mais de 5 mil pessoas
Romaria

Voltar


Por Cristiane Pinheiro – Arquidiocese de Teresina

Defender a natureza e o Direito dos Pobres é o tema desta edição da Romaria | Foto: internet

Faltam apenas dois dias para a 14ª Romaria da Terra e da Água do Piauí. Com o tema: “Defender a natureza e o Direito dos Pobres” e o lema: “Para que todos tenham vida” (Jo 10, 10), a Romaria acontecerá nos dias 14 e 15 de julho na cidade de Paulistana, diocese de Picos – PI. A iniciativa tem como objetivo evidenciar o clamor do povo por vida digna e lutar pela preservação da terra e da água como dons de Deus, essenciais à vida de todos.

As inscrições para participar do momento foram feitas de forma online através do Aplicativo “EM ROMARIA”, de forma 100 % gratuita. O Aplicativo está disponível no Google Play (Android) ou App Store (Apple) e disponibiliza todas as notícias, fotos, vídeos e a programação completa do evento. Até o momento, 5 mil inscrições foram confirmadas, com representações das 8 dioceses do Regional Nordeste IV.

A última reunião ampliada em preparação à Romaria aconteceu no dia 16 de junho no Salão Paroquial do Centro Social João XXIII em Paulistana. Na ocasião, a comissão organizadora do evento pediu aos participantes que cultivem o espírito de romeiros e romeiras como povo peregrino em busca da terra prometida. “Quem é caminhante está aberto para acolher com alegria as riquezas e fragilidades do caminho. A diocese de Picos e a paróquia estão fazendo o melhor possível para nos acolher, dentro das possibilidades”, afirmou Ana Café, da equipe de articulação da 14ª Romaria da Arquidiocese de Teresina.

A programação dos dois dias já foi definida e vai iniciar com a plenária geral a partir das 19 h do dia 14/07 (sábado). No mesmo momento, também iniciará a acolhida dos romeiros e está prevista a fala de representantes do clero do Regional Nordeste IV e do prefeito da cidade de Paulistana. Na sequência terá a apresentação do hino da Romaria e em seguida será dado início aos seminários que abordarão cinco temáticas diferentes.

No dia 15/07 (domingo), será realizada a caminhada com concentração no Mirante de Nossa Senhora a partir das 04h00 da manhã em direção à Igreja Matriz, onde acontecerá a Celebração da Santa Missa. Haverá ainda outra saída do Morro da Santa, passando pela BR 407 até a Igreja São Judas, adentrando a avenida principal em direção à Igreja Matriz. Para facilitar a chegada, estadia e conforto dos romeiros, foi elaborada uma carta com orientações para as caravanas que já começam a chegar na cidade que vai acolhê-los.