P1+2
09.04.2018 AL
Alagoas e Sergipe participam de capacitação do P1+2

Voltar


Por Eline Souza - comunicadora popular do Cdecma

Na oficina, as equipes das organizações puderam tirar dúvidas e praticar as metodologias que serão utilizadas nesta etapa do Programa | Foto: Eline Souza

Seguindo uma programação voltada para o debate acerca da produção de alimentos agroecológicos e combate a pobreza, aconteceu na cidade de Santana do Ipanema (AL) a oficina do Programa Uma terra e Duas Águas (P1+2). Na ocasião, os integrantes da equipe do Programa juntamente com membros de organizações da sociedade civil dos estados de Alagoas e Sergipe dialogaram sobre o planejamento das atividades do Programa.

Na oficina realizada no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Santana do Ipanema, os participantes realizaram visita de campo na comunidade Remetedeira e aplicaram o diagnóstico, uma das ferramentas metodológicas utilizadas pelo Programa, para conhecer melhor o agroecossistema das famílias que serão envolvidas diretamente na ação. Também, fizeram o exercício para realização do projeto produtivo das famílias e debateram sobre políticas públicas, produção agroecológica, trajetória da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e convivência com o Semiárido.  

O evento foi realizado pela ASA, em conjunto com as entidades executoras do Programa em Alagoas e Sergipe: Centro de Desenvolvimento Comunitário de Maravilha (Cdecma), Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios-AL, Associação Mão no Arado de Sergipe (AMASE), Sociedade de Apoio Socioambientalista e Cultural (SASAC)-SE, integrantes da coordenação da ASA Alagoas, agricultor e convidados.  O representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Luiz Campos.

Com a capacitação realizada no período de 25 a 28 de março, as unidades gestoras discutiram como fortalecer a agricultura familiar através das ações do Programa, que está sendo desenvolvido através da parceria entre Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).