Acesso à Terra
09.03.2018 AL
Seminário debaterá a luta por terra e território em Alagoas

Voltar


Por Lucas Lima OBELUTE/UFAL e ASA Alagoas

Nos dias 03, 04 e 05 de abril de 2018 o Campus do Sertão da UFAL, localizado em Delmiro Gouveia-AL, vai sediar o 1º Seminário do Observatório de Estudos sobre a Luta por Terra e Território – OBELUTTE. O evento contará com a presença de professores, estudantes, movimentos sociais e povos tradicionais.

Na ocasião serão discutidos o avanço dos transgênicos e a tentativa de monopolização da vida; conflitos no campo, trabalho escravo e agrotóxicos; educação do campo como estratégia de contra-hegemonia e; as contradições das políticas públicas de combate à seca.

Dentre os convidados estão a professora da Pós-Gradução da Universidade Federal Fluminense –UFF, Virgínia Fontes, o professor da Unioeste, João Edmilson Fabrini, além da ASA, MST, etnias indígenas Kalankó (AL) e Kariri-Xocó (BA) e comunidade quilombola Serra das Viúvas (AL).

O OBELUTTE é uma linha de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional –GEPAR/UFAL, criado em julho de 2017 com o objetivo de levantar dados e informações acerca da luta por terra e território. Ao longo desse período o coletivo vem realizando, em parceria com a ASA Alagoas, algumas pesquisas sobre a importância das sementes crioulas para o território e a territorialidade camponesa no Semiárido.

O 1º Seminário do OBELUTTE é inteiramente gratuito e as inscrições podem ser feitas online.

Para outras informações, enviar email para: obelutte@gmail.com ou acessar página do Facebook.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Acesso à Terra
11.05.2016
“A partir de sexta-feira (13) a gente não confia em ninguém do executivo”
NENHUM DIREITO A MENOS
31.08.2016
A senha da sanha
Acesso à Água
22.06.2016
Solução no fundo do poço?
Acesso à Terra
29.06.2016
“A questão da terra é nosso pecado original”
Acesso à Terra
25.05.2016
O passo à frente ameaçado por dois para trás
Segurança alimentar
07.12.2016
“A nossa soberania alimentar está profundamente em risco”