Debate político e intercâmbio
01.12.2017 BA
6º Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as discute sobre direitos e políticas sociais no Semiárido

Voltar


Para fortalecer o debate político nas comunidades e organizações

Da próxima quarta-feira (6) até sábado (9), começa o 6º Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as, em Jacobina/BA. Nesta edição, que ocorre em um momento de cortes de orçamentos de programas sociais e redução de políticas públicas na região Semiárida, será discutido o tema “Convivência com o Semiárido, Agroecologia e Agricultura Familiar: desafios e perspectivas". O Encontro é organizado pela Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (Cofaspi), com o fundamental apoio de parceiros/as, como a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O encontro deve reunir, em média, 300 agricultores/as familiares com o intuito de propiciar trocas de experiências agroecológicas e da economia solidária. Também participam do evento representantes de organizações do Semiárido, militantes de movimentos sociais e representantes de poderes públicos. O início está previsto para as 14h, no Clube 2 de Janeiro, no Centro de Jacobina. Às 16h, haverá um painel para discutir políticas e direitos sociais no Semiárido, fundamentais para a permanência das famílias no campo com vida digna.

“Eu nasci no Inácio João, mas precisei morar fora, e quando eu estava como agente de saúde vieram as cisternas que a gente conseguiu e eu pensei na possibilidade de voltar para as minhas origens (...). A agricultura é algo que me dá mais prazer porque eu imagino hoje que a gente faz saúde com os produtos de qualidade, com os produtos agroecológicos”, relata a agricultora Janete Rodrigues de Caém/BA.

As articulações nas comunidades rurais e lutas políticas têm sido fundamentais para buscar a manutenção do acesso à políticas sociais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida no campo e para a conquista da autonomia das famílias rurais, a exemplo de projetos que implementam tecnologias de armazenamento da água da chuva, produção e comércio de alimentos saudáveis, assistência técnica, dentre outros.

“Precisamos refletir sobre os avanços que a gente teve, a conquista de direitos sobretudo no Semiárido e a quantidade de famílias que puderam acessar direitos básicos e políticas públicas. Depois, observar de que maneira isso nos foi tomado. Essa é a importância do debate. É perceber que por interesse particular de grupos que estão à frente do poder econômico do país, o acesso a direitos e políticas foram retirados dos agricultores e agricultoras. Então, precisamos fortalecer o debate político nas comunidades e organizações para que a gente possa continuar lutando por esses direitos”, destacou o diretor-presidente da Cofaspi, Leonardo Lino.

O 6º Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as tem ainda o objetivo de valorizar as culturas locais e regionais. Serão realizadas noites culturais com participação de atrações locais além dos artistas Raimundo Sodré, Flávia Wenceslau, Roberto Mendes e Maviael Melo. Na quarta (6) e quinta-feira (7), a programação cultural gratuita inicia às 19h, na concha acústica do Bairro Missão, onde também terá venda e exposição de produtos da agricultura familiar. Já na sexta-feira (8), as atividades culturais ocorrem na Praça Céu da Artes.

Cofaspi – A cooperativa é uma entidade social que atua em cidades da região Nordeste e busca conhecer a realidade de agricultores e agricultoras, envolvendo as três dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e ecológica. Por meio de projetos, a COFASPI também busca contribuir para o acesso à políticas públicas da agricultura familiar, colaborar na implementação de tecnologias sociais de armazenamento de água da chuva, bem como, em ações para fomentar a produção agroecológica e segurança alimentar com metodologias participativas que visam favorecer a escuta, o diálogo e a troca de aprendizados com agricultores e agricultoras familiares.