Acesso à Água
07.06.2017 SE
CDJBC e Comitê Betinho fecham parceria para construção de 20 cisternas de água de beber

Voltar


Por Daniela Bento - comunicadora popular do CDJBC

Durante reunião o CDJB destacou a parceria com o Comitê Betinho | Foto: Gildo Alves

O Centro Dom José Brandão de Castro - CDJBC em parceria com o Comitê Betinho, fundado em novembro de 1993, inspirado na Campanha Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, idealizada por Herbert de Souza, iniciou na manhã desta segunda-feira (05), o processo de mobilização e cadastramento de famílias do Assentamento Rio Real, localizado no município de Tomar do Geru-Se, com a finalidade de implantar 20 Cisternas de placas para armazenar água para beber.

O momento foi conduzido por Gildo Alves, técnico de campo da instituição, Seu Carlos, sócio fundador do CDJBC e ainda por se tratar de uma ação de convivência com o Semiárido, baseada nos princípios da Articulação Semiárido (ASA), o qual o CDJBC integra, contou com a presença do Assessor Pedagógico (ASA) em Sergipe, Egídio Xokó. Em um momento de refluxo dos investimentos públicos em ações de convivência com Semiárido, a parceria chega em um bom momento.

A demanda total dessa localidade é de 65 famílias, no entanto serão implantadas apenas 20. Ainda que todas as famílias necessitem, tendo em vista a má qualidade da água dos mananciais, geralmente salobras, bem como a falta de reservatórios para armazenamento, sendo em grande parte apenas, uma caixa de PVC (500l) dispostas em frente às casas.

Para a realização do projeto o Comitê entra com os materiais de construção e a mão de obra do cisterneiro, e o CDJBC com as demais despesas que envolvem os gastos com pessoal para o acompanhamento, deslocamento e outra ações.

A parceria entre o Comitê Betinho e o Centro Dom José Brandão de Castro, esta acontecendo pela segunda vez, a primeira se entre os anos de 2012 e2013, período em que a ação foi iniciada com a construção de 10 cisternas e chegou a 36.  Esperamos que o mesmo ocorra agora e possamos ampliar esse número de famílias, senão para as 65 mas pelo menos para 50% delas.