Economia Solidária
10.04.2017 BA
Plenária Territorial reuniu representantes de empreendimentos solidários do Piemonte da Diamantina

Voltar


Por Luna Layse Almeida – Ascom/Cofaspi

Cerca de 90 pessoas participaram da Plenária Territorial, em Jacobina/BA | Foto: Luna Layse Almeida – Ascom/Cofaspi

Cerca de 90 pessoas participaram, na última quinta (6), da Plenária Territorial de Economia Solidária que reuniu representantes de empreendimentos solidários, sindicatos, associações comunitárias, organizações de assistência rural, poderes públicos e movimentos sociais de municípios do Território Piemonte da Diamantina. O encontro fomentou diálogos e articulações entre grupos que desenvolvem atividades produtivas sustentáveis autogestionárias, que visam a luta por mudanças na sociedade, baseada em valores como cooperação e trabalho associado.

“Foi um grande aprendizado e faz a gente perceber que o movimento de economia solidária é grande”, avaliou a agricultora Veraneide Silva que integra a Rede de Feiras Agroecológicas. O encontro foi uma iniciativa do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Piemonte da Diamantina, da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (Cofaspi) e do Coletivo de Educadores/as de Economia Solidária da Bahia (Coeduca), com apoio do Fórum Baiano de Economia Solidária, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), do Projeto Pró-Semiárido e de outros parceiros.

Durante a programação, após a mesa de abertura e diálogos sobre a importância dos empreendimentos solidários, foram formados grupos de trabalhos para desenvolver propostas estratégicas nas áreas de comercialização, educação, relações de gênero e orientações políticas que fortaleçam a economia solidária do Piemonte da Diamantina. Ao final, foram eleitos/as cinco delegadas e delegados que vão apresentar e defender as propostas do Território Piemonte da Diamantina na plenária estadual, a ser realizada pelo Fórum Baiano de Economia Solidária, no mês de maio.